Para muitos profissionais do sexo e pessoas que trabalham na indústria do sexo, ter acesso a instituições específicas da indústria pode ajudar significativamente.
Várias organizações, sites e serviços que oferecem suporte, informações, assistência e aconselhamento específicos para o setor que muitas vezes sobre com o preconceito e marginalidade.
A mapa abaixo mostra a localidade de algumas das principais organizações de apoio especializados em apoiar profissionais do sexo e sua vida em geral presentes hoje no Brasil.
Cada organização oferece uma gama de serviços dedicados, que incluem segurança, saúde sexual, assistência jurídica e assistência habitacional, apoio à saúde mental e um espaço seguro para as profissionais do sexo.
Nós compilamos abaixo a lista das instituições de destaque em apoio aos profissionais do sexo e pessoas que trabalham na indústria de adultos.
Central Única de Trabalhadoras e Trabalhadores Sexuais – CUTS – Localização: Nacional
Fundada em 2015, a CUT trabalha ativamente no apoio e reconhecimento aos profissionais do sexo. Divulgação de informações relevantes como saúde, segurança, direitos humanos e temas relacionados fazem parte do foco das ações da ONG.
A Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2002, que atua em defesa das prostitutas de Pernambuco, trabalhando no apoio e reconhecimento das profissionais.
APROS-PB (Associação das Prostitutas da Paraíba) – Localização: Paraíba
A APROS-PB desenvolve ações com o público de prostitutas de baixa renda da Região Metropolitana de João Pessoa com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das prostitutas, levando conhecimento dos seus direitos, resgatando a autoestima e a cidadania, além de promover o controle social e a prevenção de doenças.
A Aprosmig foi criada em 2009 por prostitutas para defender os diretos da categoria. A associação funciona em uma das principais zonas de prostituição de Belo Horizonte-MG e presta serviços como orientação jurídica, orientação médica, psicológica, sobre violação de direitos, orientação sobre DST/Aids, aquisição de camisinhas e lubrificantes.
Coletivo Rebu – Localização: Minas Gerais
O Coletivo Rebu trabalha ativamente na defesa de direitos, no enfrentamento a violência, na defesa da saúde integral das mulheres que exercem o trabalho sexual, o reconhecimento do trabalho sexual como trabalho e o combate aos estigmas que envolvem a profissão.
Estrela Guia – Localização: Santa Catarina
A Estrela Guia foi fundada em 2002 por Ana Paula, uma trabalhadora sexual e ativista da cidade de Florianópolis-SC. Atualmente a instituição conta com uma equipe na área de Direitos Humanos e Cidadania no combate a todas a discriminação e preconceito contra segmentos da população marginalizados, promovendo seus direitos humanos, sexuais e reprodutivos e o pleno exercício da cidadania.
GEMPAC (Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará) – Localização: Pará
O GEMPAC atua para garantir que as trabalhadoras sexuais sejam reconhecidas, propiciando sua emancipação política, social, econômica e cultural. Fundada em 1990, luta pela superação dos preconceitos, redução da discriminação e valorização da identidade de mulher e trabalhadora do sexo.
Mulheres da Luz – Localização: São Paulo
A ONG Associação Agentes da Cidadania – Mulheres da Luz é um coletivo que busca promover a cidadania e a garantia de direitos humanos das mulheres em situação de prostituição do Parque da Luz e entornos (São Paulo). Desde 2013, promove atividades relacionadas às áreas de educação e cultura, além da promoção de saúde e bem-estar social.
Observatório da Prostituição – Localização: Rio de Janeiro
Apesar de não ser uma ONG de apoio, o Observatório da Prostituição é um projeto que faz acompanhamento das políticas públicas e legislação voltadas à prostituição e ao reconhecimento do trabalho sexual em contextos nacional e internacional, intervenções urbanas em áreas de prostituição no Brasil e, em especial, na região metropolitana do Rio de Janeiro, entre outras ações.
Tulipas do Cerrado – Localização: Distrito Federal
Baseada no Distrito Federal, a ONG tem como objetivo trabalhar no apoio aos profissionais do sexo e reduzir os danos e problemas vividos pelas pessoas.
Vitória Régia – Localização: São Paulo
A ONG Vitória Régia atende homens e mulheres que trabalham como profissionais do sexo em Ribeirão Preto. Realizando um trabalho de trabalho de campo, tem o propósito de orientar, promover saúde e conscientizar sobre direitos civis.
Coletivo Clã das Lobas – Localização: Minas Gerais
O Coletivo Clã das Lobas é uma entidade sem fins lucrativos fundada por trabalhadoras sexuais de Belo Horizonte-MG. Suas ações hoje se estendem quando requisitadas para mulheres profissionais em situação de vulnerabilidade, promovendo ações culturais, sociais e assistenciais, além de acesso à saúde integral e serviços jurídicos, entres outros.
Caso você conheça ou trabalhe para alguma ONG ou instituição que não esteja listada acima, colabore conosco e envie suas informações nos comentários. Sua ajuda é essencial para que os profissionais do sexo tenham acesso a essas organizações e recebam todo apoio e suporte que precisam e merecem.
Profissionais do sexo enfrentam altos índices de violência e diversas dificuldades ao buscar apoio, muitas… Read More
Seja você experiente ou iniciante, a segurança é indispensável na profissão de acompanhantes. Com a… Read More
O Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra Profissionais do Sexo, celebrado em 17 de… Read More
Trabalhar em um strip club pode ser uma experiência desafiadora, mas também altamente recompensadora quando… Read More
Com a chegada do Halloween, uma data conhecida por fantasias criativas e muitas "travessuras", profissionais… Read More
Em uma entrevista exclusiva com Fátima Medeiros, autora de Puta História e presidente da Associação… Read More
This website uses cookies.
View Comments
Coletivo clã das lobas