Lista das principais instituições de apoio aos profissionais do sexo no Brasil

Para muitos profissionais do sexo e pessoas que trabalham na indústria do sexo, ter acesso a instituições específicas da indústria pode ajudar significativamente.

Várias organizações, sites e serviços que oferecem suporte, informações, assistência e aconselhamento específicos para o setor que muitas vezes sobre com o preconceito e marginalidade.

A mapa abaixo mostra a localidade de algumas das principais organizações de apoio especializados em apoiar profissionais do sexo e sua vida em geral presentes hoje no Brasil.

Cada organização oferece uma gama de serviços dedicados, que incluem segurança, saúde sexual, assistência jurídica e assistência habitacional, apoio à saúde mental e um espaço seguro para as profissionais do sexo.

Nós compilamos abaixo a lista das instituições de destaque em apoio aos profissionais do sexo e pessoas que trabalham na indústria de adultos.

 

Central Única de Trabalhadoras e Trabalhadores Sexuais – CUTS – Localização: Nacional

Fundada em 2015, a CUT trabalha ativamente no apoio e reconhecimento aos profissionais do sexo. Divulgação de informações relevantes como saúde, segurança, direitos humanos e temas relacionados fazem parte do foco das ações da ONG.

 

 

 

Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo Localização: Pernambuco

A Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2002, que atua em defesa das prostitutas de Pernambuco, trabalhando no apoio e reconhecimento das profissionais.

 

 

APROS-PB (Associação das Prostitutas da Paraíba) Localização: Paraíba

A APROS-PB desenvolve ações com o público de prostitutas de baixa renda da Região Metropolitana de João Pessoa com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das prostitutas, levando conhecimento dos seus direitos, resgatando a autoestima e a cidadania, além de promover o controle social e a prevenção de doenças.

 

 

APROSMIG (Associação das Prostitutas de Minas Gerais) Localização: Minas Gerais

A Aprosmig foi criada em 2009 por prostitutas para defender os diretos da categoria. A associação funciona em uma das principais zonas de prostituição de Belo Horizonte-MG e presta serviços como orientação jurídica, orientação médica, psicológica, sobre violação de direitos, orientação sobre DST/Aids, aquisição de camisinhas e lubrificantes.

 

 

Coletivo Rebu Localização: Minas Gerais

O Coletivo Rebu trabalha ativamente na defesa de direitos, no enfrentamento a violência, na defesa da saúde integral das mulheres que exercem o trabalho sexual, o reconhecimento do trabalho sexual como trabalho e o combate aos estigmas que envolvem a profissão.

 

 

 

Estrela GuiaLocalização: Santa Catarina

A Estrela Guia foi fundada em 2002 por Ana Paula, uma trabalhadora sexual e ativista da cidade de Florianópolis-SC. Atualmente a instituição conta com uma equipe na área de Direitos Humanos e Cidadania no combate a todas a discriminação e preconceito contra segmentos da população marginalizados, promovendo seus direitos humanos, sexuais e reprodutivos e o pleno exercício da cidadania.

 

GEMPAC (Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará) Localização: Pará

O GEMPAC atua para garantir que as trabalhadoras sexuais sejam reconhecidas, propiciando sua emancipação política, social, econômica e cultural. Fundada em 1990, luta pela superação dos preconceitos, redução da discriminação e valorização da identidade de mulher e trabalhadora do sexo.

 

 

Mulheres da Luz Localização: São Paulo

A ONG Associação Agentes da Cidadania – Mulheres da Luz é um coletivo que busca promover a cidadania e a garantia de direitos humanos das mulheres em situação de prostituição do Parque da Luz e entornos (São Paulo). Desde 2013, promove atividades relacionadas às áreas de educação e cultura, além da promoção de saúde e bem-estar social.

 

 

Observatório da Prostituição Localização: Rio de Janeiro

Apesar de não ser uma ONG de apoio, o Observatório da Prostituição é um projeto que faz acompanhamento das políticas públicas e legislação voltadas à prostituição e ao reconhecimento do trabalho sexual em contextos nacional e internacional, intervenções urbanas em áreas de prostituição no Brasil e, em especial, na região metropolitana do Rio de Janeiro, entre outras ações.

 

 

Tulipas do Cerrado Localização: Distrito Federal

Baseada no Distrito Federal, a ONG tem como objetivo trabalhar no apoio aos profissionais do sexo e reduzir os danos e problemas vividos pelas pessoas.

 

 

 

 

Vitória RégiaLocalização: São Paulo

A ONG Vitória Régia atende homens e mulheres que trabalham como profissionais do sexo em Ribeirão Preto. Realizando um trabalho de trabalho de campo, tem o propósito de orientar, promover saúde e conscientizar sobre direitos civis.

 

 

 

Coletivo Clã das Lobas Localização: Minas Gerais

O Coletivo Clã das Lobas é uma entidade sem fins lucrativos fundada por trabalhadoras sexuais de Belo Horizonte-MG. Suas ações hoje se estendem quando requisitadas para mulheres profissionais em situação de vulnerabilidade, promovendo ações culturais, sociais e assistenciais, além de acesso à saúde integral e serviços jurídicos, entres outros.

Compartilhe sua informação

Caso você conheça ou trabalhe para alguma ONG ou instituição que não esteja listada acima, colabore conosco e envie suas informações nos comentários. Sua ajuda é essencial para que os profissionais do sexo tenham acesso a essas organizações e recebam todo apoio e suporte que precisam e merecem.

Time Viva

View Comments

Recent Posts

7 Dicas infalíveis para aumentar suas gorjetas no strip club

Trabalhar em um strip club pode ser uma experiência desafiadora, mas também altamente recompensadora quando… Read More

1 semana ago

Fantasias eróticas de Halloween: 5 dicas para seduzir e divertir

Com a chegada do Halloween, uma data conhecida por fantasias criativas e muitas "travessuras", profissionais… Read More

4 semanas ago

Entrevista com Fátima Medeiros: O Lançamento de “Puta História” e a realidade das profissionais do sexo

Em uma entrevista exclusiva com Fátima Medeiros, autora de Puta História e presidente da Associação… Read More

1 mês ago

Perfil do Vivalocal no Reclame Aqui de cara nova: Saiba o que mudou

O Vivalocal está sempre atento às necessidades dos seus usuários e, com o compromisso de… Read More

2 meses ago

Como a autoestima impulsiona a carreira de acompanhantes

Na profissão de acompanhantes, além das habilidades profissionais e da qualidade dos serviços oferecidos, a… Read More

2 meses ago

Setembro Amarelo: Entrevista com a Psicóloga Alinie da Associação Fala Mulher

Em setembro, celebramos o Setembro Amarelo, uma campanha mundial voltada à prevenção do suicídio e… Read More

3 meses ago

This website uses cookies.