Apesar de bastante limitadora, a crise desencadeada pelo Covid-19 tem gerado algumas oportunidades, especialmente para quem tem ou deseja criar um negócio online.
Se você ainda não está conseguindo achar a melhor forma de implementar e crescer seu negócio online, separamos aqui alguns passos iniciais para ajudar.
- Estabeleça o foco do seu negócio
- Conheça o seu público
- Defina os seus preços
- Personalize a sua comunicação
- Escolha o meio de pagamento e entrega
Vale lembrar que uma dose extra de criatividade é requisito essencial para aqueles negócios que por natureza “dependem” do contato físico, como por exemplo o de acompanhantes.
Estabeleça o foco do seu negócio
Mesmo que este item possa parecer óbvio, a definição no objetivo principal do negócio muitas vezes pode ser decisiva para o seu sucesso.
Se a sua empresa, por exemplo, oferece dez tipos de produtos, talvez você possa pensar em três elementos que geram mais demanda e focar seus esforços de marketing e venda neles.
Realizar uma análise de mercado, com pesquisas e checagem de dados gerais da economia, bem como do setor específico que deseja atuar, também é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Caso você esteja procurando algum novo negócio, atualmente as possibilidades de inovar produtos e serviços tem se tornado mais amplas graças a tecnologia.
Produtos específicos, como alimentos vegetarianos ou vegetarianos, cosméticos personalizados e artigos sustentáveis, por exemplo, estão em alta demanda. Assim como consultoria online e assistência remota de tecnologia às empresas.
Independentemente da sua escolha, definir o seu nicho e avaliar o mercado considerando aspectos como concorrência, relevância do seu produto ou serviço ao seu público e sua afinidade e/ou conhecido sobre ramo são a chave do seu pontapé no seu negócio online.
Conheça o seu público
Entender profundamente quem são seus clientes não só vai ajudar a vender, mas também será ferramenta primordial na retenção da clientela.
A definição das chamadas personas do seu negócio são a razão de toda a estratégia de negócio que você desenhará.
Sob essa ótica, é preciso identificar a fundo características demográficas – como idade, gênero, níveis de renda etc. – e entender o comportamento de consumo, como frequência de compra/uso e quais são as principais necessidade e desejos desses consumidores.
Com esses elementos identificados e estudados, o planejamento do seu negócio se torna muito mais simples.
Defina os seus preços
Após definição preliminar sobre o seu core business e seu público, é a vez de definir como você vai precificar seu produto ou serviço. Para elaborar essa conta, é preciso colocar no papel as despesas (internet, luz etc.), custo da operação (mensalidade hospedagem do seu site, matéria prima e outras aquisições relativas ao negócio) e o lucro que deseja obter mensalmente com as vendas.
A avaliação de lucro ser realista, considerando-se o poder aquisitivo do seu público e como você deseja se posicionar diante dos seus competidores – acima ou abaixo do preço deles.
Preços mais baixos tornam seu negócio mais competitivo no início, mas é preciso ter planejamento bem definido para evitar dívidas.
Caso a escolha seja usar um valor mais elevado, entenda o que você pode agregar de valor e justificar ao cliente porque ele deve pagar mais caro pelo seu produto. Quais são os benefícios? Destaque isso e ganhe mais atenção.
Personalize a sua comunicação
De nada adianta você ter o produto ou serviços incrível ou único se os consumidores não conhecem seu negócio ou mesmo não tem acesso a ele.
Além de criar uma loja virtual ou site, mídias sociais e sites como Vivalocal podem ajudar você na hora de divulgar sua mensagem.
Cada detalhe do seu negócio conta. Por isso, utilize suas principais características – no caso de produtos, pode-se usar tamanho e cores; já para serviços, quanto mais personalizado ou diferente atendimento você pode ter, melhor.
Imagens são ótimos recursos que ajudam você a divulgar com mais precisão o conteúdo da sua comunicação e/ou anúncio. Fotos de boa qualidade podem ser reveladoramente chaves em determinados anúncios.
Escolha o meio de pagamento e entrega
Na hora de escolher a configuração do meio de pagamento ideal para o seu negócio, estejam atentos às tarifas de transação, políticas de retiradas de pagamentos e mecanismo antifraude disponíveis pelo provedor para entender qual é a melhor solução para você.
PayPal e Pagseguro são duas das ferramentas de pagamento online mais conhecidas, mas você pode encontrar mais opções no mercado dependendo do que for melhor para o seu negócio.
Se no seu negócio você precisa fazer entregas, pesquise quais transportadoras são as melhores para o seu tipo de produto. Dependendo da natureza dos produtos, essas empresas podem ser uma alternativa aos Correios, pela restrição de entregas por tamanho e peso.
Mantenha seu negócio atualizado
Seja você é acompanhante ou tenha site de entrega produtos de limpeza, é fundamental estar sempre estudando o mercado e seu público-alvo.
Os verdadeiros negócios de sucesso são aqueles que conseguem se antecipar às necessidades e desejos dos clientes mesmo quando nem eles próprios sabem que tem.