Preço (Sem Pontuação) | R$25 |
Estado | Bahia Jequie BA |
Tipo de Anúncio | Particular Oferta |
A Copa de Ouro dos Campeões Mundiais, mais conhecida como Mundialito, foi um minicampeonato de seleções de futebol realizado no Uruguai em 1980-1981 pela Asociación Uruguaya de Fútbol. Atualmente é considerado um torneio amistoso, porém, quando foi feito era considerado oficial. A AUF considera esse torneio como oficial
Esse campeonato foi uma comemoração aos 50 anos da disputa da primeira Copa do Mundo em 1930 no próprio Uruguai. Essa competição teve muita repercussão na época, com boa média de gols e grande média de público. Ausente a Inglaterra, participaram todas as demais seleções campeãs mundiais de até então (Uruguai, Itália, Alemanha Ocidental, Brasil e Argentina), além da Holanda (vice-campeã mundial nas últimas duas Copas).
A final foi disputada no lendário Estádio Centenário, num jogo dramático, onde a Seleção do Uruguai, usando de muita garra e espírito de luta, venceu por 2x1 o Brasil, dirigido por Telê Santana, que encantaria o mundo nos campos da Espanha, na Copa do Mundo de 1982.
Era o início do fim da ditadura militar no Uruguai. Vamos conhecer um pouco do momento histórico vivido pelo (país) Uruguai nesse período.
Em 27 de junho de 1973, por meio de um pronunciamento no radio e na TV, o Presidente do Uruguai, Juan María Bordaberry, com o apoio das forças armadas, fechou o Senado e a Câmara dos Deputados. Era o início do golpe civil-militar liderado por Aparicio Méndez, advogado, com o propósito de reformar a Constituição. Fez parte da “Operação Condor” que atuou também nos golpes ocorridos na Argentina, Brasil e Chile, durante as décadas de 1970 e 1980. A Operação, em parceria com a CIA, tinha o objetivo de coordenar a repressão aos opositores das ditaduras nos países da América do Sul.
Dvd Mundialito Uruguai 1980
- R$ p/h incall
- Jequie BA